A depressão não é uma fatalidade, nem uma condenação. Embora muitas vezes já lhe tenham dito o contrário, convencendo-o de que está deprimido para o resto da sua vida, a depressão é uma resposta saudável do seu organismo: sinal de que a sua vida não está a ir bem e precisa de tomar medidas.
Características do problema da Depressão:
Se já abandonou as atividades que lhe davam prazer, positivas, incluindo o convívio com os outros, tornando-se passivo e andando à deriva, então sente a sua vida como vazia, com medo e angústia.
A desmotivação pelas coisas banais do dia-a-dia que se tornam insuportáveis e sem interesse, levam também a alterações do pensamento (concentração, raciocínio, memória ficam afetadas), o que pensamos sobre nós leva a que sintamos o futuro negativo.
Estar deprimido é como se começasse a deitar fora tudo o que tem de bom em casa para a rua e à medida que vai olhando à sua volta e vê a casa a esvaziar, pensa para si próprio:” não tenho nada, vou ficar na miséria, não tenho futuro, não há esperança para mim”.
A depressão é uma doença comum que se for tratada correctamente tem bom prognóstico. É necessário um tratamento em que se combina a utilização de medicamentos com um acompanhamento psicoterapêutico visando o fortalecimento da personalidade e ajudando o doente a lidar de forma mais saudável com os problemas e as frustrações do dia a dia.