PREVENÇÃO À RECAÍDA

Recuperar da adição deve ser um processo ativo, trabalhar um programa diário que oriente para uma vida plena e produtiva.

Recuperar da adição “é como subir uma escada rolante que vai a descer”, é impossível ficar parado, quando deixa de subir, começa inevitavelmente a descer, e não precisa de fazer nada de especial para desenvolver os sintomas que levam à recaída. Para recair é suficiente falhar no cumprimento das tarefas apropriadas para a recuperação.

Os sintomas que levam à recaída desenvolvem-se espontaneamente na ausência de um plano estruturado e forte de recuperação.
A partir do momento em que abandona o plano de recuperação, é apenas uma questão de tempo, até que os sintomas surjam. Se não fizer nada para os gerir de forma apropriada, poderá experimentar um período de perda de controlo do comportamento, a que denominamos de “síndroma da recaída”.

O processo de recaída não é apenas o ato de beber ou usar drogas, há uma progressão dos sinais de aviso.

No final de Tratamento do Heritage Counseling Clinic, esta fase de prevenção à recaída está prevista em todos os planos terapêuticos dos nossos pacientes, bem como, uma participação ativa nos grupos de after-care ao longo da recuperação dos pacientes que terminam a fase de internamento mas que continuam a ser seguidos pela equipa técnica.

Manter a sobriedade não é suficiente para viver feliz, o processo deve ser de crescimento continuado que exige tomada de decisões e escolhas saudáveis.