PROGRAMA FAMILIAR

São muitas as pessoas que se preocupam ou já se preocuparam profundamente com alguém que tem um comportamento obsessivo compulsivo, auto-destrutivo e de dependência. Seja amigo, familiar, conjugue ou filho, essa experiência mudou as suas vidas. Ao identificar esta situação, percebe-se que por vezes há alguém que protege o adito e normalmente é a sua família de origem. Outras vezes a família de origem é apanhada de surpresa, ou não tem noção da gravidade da situação.

Ligações simbióticas, rejeições bruscas, compromissos feitos de comunicações paradoxais, confundem-se na trama do quotidiano familiar, prejudicando tentativas de mudança real.

A “lua de mel” da família normalmente dura mais tempo, enquanto o adito protege o consumo, dissimulando e negando a sua dependência, a negação da família prevalece nos mecanismos de defesa familiares.

Cada um dos parceiros quase que obedece a regras implícitas, visando manter o “caos”, quase vivido como menos perigoso do que uma verdadeira mudança.
Muitas vezes a família e/ou conjugues acaba por dar mais importância á vida e problema do adito, deixando para trás e desvalorizando a sua própria vida, desenvolvendo padrões de co-dependência.

O Programa terapêutico para a família (Programa Familiar) no Heritage Counseling Clinic dá especial ênfase ao envolvimento dos familiares e/ou outras relações significativas, com o objetivo de lhes fornecer ajuda necessária para melhor compreender e poder ajudar a lidar com o problema do seu ente querido e com eles mesmos.

De um modo geral, o sentido terapêutico a que nos propomos no Programa Familiar do Heritage, consiste essencialmente em:

  • Ajudar o adito a enfrentar a realidade.
  • Reorganizar a dinâmica da família, estimulando a regeneração de cada elemento.
  • Substituir a designação de “bode expiatório” e introduzir ética no sentido de respeito e plena participação de todos.
  • Minorar a destrutividade nas crises, criando formas de comunicar saudáveis.
  • Estimular os processo de separação e autonomização, confortável para todos.