DEPENDÊNCIA DE DROGAS LÍCITAS – Medicação
A dependência por algum medicamento pode desenvolver-se em apenas duas semanas de uso contínuo, mesmo quando sob prescrição médica. Essa dependência pode ser tanto psicológica quanto física.
Os medicamentos utilizados para tratar ansiedade e a insónia inclui os benzodiazepinas, os barbitúricos, entre outros.
Características da dependência de drogas lícitas
A dependência dos hipnóticos e dos ansiolíticos diminui o estado de alerta e determina uma expressão balbuciante, má coordenação, confusão e respiração lenta. Estes medicamentos podem fazer com que uma pessoa esteja alternadamente deprimida e ansiosa. Algumas pessoas experimentam perda de memória, tomada de decisões erradas, momentos de perda de atenção e alterações brutais do estado emocional. As pessoas de idade avançadas podem parecer dementes, podem falar devagar e ter dificuldade em pensar e em compreender os outros. Podem ocorrer quedas que motivam fraturas ósseas, especialmente da anca.
Cada substância age de modo diferente e tem um potencial de dependência e de tolerância diferente. Em geral todos os indivíduos que se tornam dependentes desse tipo de medicamento iniciaram por utilizá-los como forma de terapia por um período que deveria ser limitado.
Algumas vezes, a necessidade de doses elevadas durante longos períodos para tratar um problema grave, promove a dependência, mas é comum que os pacientes usem mais medicação do que o prescrito, promovendo a situação de dependência do fármaco, sendo esta condição difícil de contornar.
Falta de motivação, perda de interesse e o isolamento são sinais indicativos e consequências deste problema.