TRAIN, LIVE & GROW

A prática de exercício físico existe desde que o homem se conhece. Na realização das suas tarefas básicas de sobrevivência e de relacionamento com o espaço e com o mundo, o homem foi e será sempre um “praticante natural” de exercício e atividade física.

O aparecimento do Desporto remonta à Grécia antiga, sendo considerado uma forma de enaltecer o culto da beleza corporal e da força física dos homens.

Passando por diversas fases evolutivas, no antigo império romano, por exemplo, era concebido como forma de preparação física e mental para a guerra.

O desporto atual surgiu na europa na segunda metade do século XIX, sendo que com os jogos olímpicos da era moderna, começou a ganhar maior projeção, não parando de crescer até aos tempos que correm. Na atualidade, o desporto ultrapassa largamente as questões básicas da sua prática, envolvendo uma grande máquina económica que vai desde o aproveitamento político à indústria produtora de materiais e aos espetáculos desportivos capazes de moverem multidões. Com este rumo, o atleta passa a ser visto como um instrumento de alto investimento e rentabilidade, potenciando o funcionamento desta grande máquina que é o Desporto de Alto Rendimento, para massas e grandes investidores.

 Desporto significa todas as formas de atividade física, através de uma participação organizada ou casual, que visa expressar ou melhorar a aptidão física e bem-estar mental, construir relações sociais ou obter resultados em competições de qualquer nível”. (Carta Europeia do Desporto, 1992)

Com as exigências do atual Desporto de alto rendimento, o atleta vive sobre pressões constantes, que em muitos casos sobejamente conhecidos o levam a procurar formas de melhorar o seu rendimento a todo o custo, ou até mesmo, refugiar-se em estilos de vida ou práticas de vida antagonistas a um estilo de vida saudável, equilibrado e condizente com um equilíbrio físico e mental fundamental às necessidades da sua atividade. É urgente potenciar as capacidades de cada um dos atletas, livrando-os de pressões e possibilitando-lhes uma prática física orientada para o seu bem-estar físico, psicológico e emocional.

O projecto TLG surge da necessidade de resposta para todo o individuo atleta, que por si só, por iniciativa de amigos, familiares e até mesmo entidades que este represente, procurem um serviço de ajuda e acompanhamento personalizado, com vista à superação das mais diversas formas de adição, distúrbios alimentares e do foro psicológico.

É um projeto eclético, visando a reeducação e reabilitação física, psicológica e emocional do individuo. Centrado e focalizado nas características individuais do atleta, procura não só a reabilitação do mesmo, como também a elevação da sua condição física, através de programas de treino individualizados e de acordo com as exigências específicas da sua modalidade, preparando-o para uma melhor integração no regresso à sua atividade. O trabalho individual centra-se nas componentes física, psicológica e emocional, tendo também um componente técnica coincidente com a sua prática desportiva.

Sucintamente, o trabalho desenvolvido centra-se numa verdadeira integração dos fatores de rendimento, com a exceção da componente tática, presente num leque vasto de desportos, mas que poderá ser integrada numa fase final do trabalho.

Recursos Humanos

O Projecto TLG contará com Conselheiros, médicos, Nutricionista, Psicólogo, Psiquiatra, Arte terapeuta, Hipo terapeuta, Personal Trainer, professor de Yoga e Chi kung, Professores Educação Física responsáveis pela dinamização das mais variadas atividades de caracter lúdico desportivo, como por exemplo o Surf, BTT, Escalada, Rappel e a Canoagem.

Contará também com um responsável pela dinâmica de todo o processo, desde a entrada à saída do individuo no programa.

Estamos assim perante uma equipa diversificada e multifacetada, de forma a garantir aquilo que sabemos ser uma intervenção de altíssima qualidade.

METODOLOGIA

O individuo terá um acompanhamento constante durante todo o dia. Após o pequeno-almoço terá um leque de atividades e de rotinas diárias, fundamentais á sua integração (numa primeira fase) e à sua recuperação terapêutica.

Todas estas atividade decorrerão até cerca das 17h.

Após este período, terá uma prática desportiva diária de acordo com a sua situação e necessidades específicas. Esta prática desportiva será no âmbito do trabalho de Ginásio, Chi Kung e Yoga, atividades de carater mais lúdico como anteriormente já foi referido, e, treinos específicos da sua modalidade. Toda esta prática desportiva e plano individual de trabalho/treino, será minuciosamente programada após a entrada do PACIENTE no Projeto TLG, de acordo com uma bateria de testes de condição e avaliação física. Cada individuo é um ser único, de características muito diferenciadas, com necessidades e motivações distintas.

Potenciaremos, sempre que possível e de uma forma o mais assertiva possível, a realização de tarefas e/ou atividades de carater lúdico em grupo, fomentando a sociabilização entre os nossos utentes.